Jesus poucas horas antes de ser entregue aos judeus partilhava com seus apóstolos da última ceia,e, tendo com eles um diálogo memorável, proferiu as seguintes palavras:
“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade……”, (João XIV: 15 a 17; 26)
Corria o ano 33 da era Cristã, e podemos deduzir que desde esse período até meados de 1800, foram anos de preparação da equipe de Espíritos que viriam ao Planeta Terra fazer cumprir a promessa de Jesus. Era a Equipe do Espírito da Verdade composta por desencarnados e encarnados que viabilizariam a chegada do Consolador Prometido.
Fazendo parte dessa equipe vamos encontrar Elisabeth D’Espérance, nascida aos 13 de maio de 1849, em Edimburgo, Escócia – Grã Bretanha, com o nome de Elizabeth Hope, passando a ser conhecida como Mme. D’Esperance, uma das maiores e mais importantes médiuns do movimento espírita europeu e da história do Espiritismo em geral.
Filha de uma dona de casa e de um comandante de navio teve uma infância de classe média, porém, conturbada por visões de diversos Espíritos, em um velho casarão no Leste de Londres, onde passou sua infância e parte da adolescência.
Como ninguém via esses Espíritos, D’Espérance sofreu muito, era desacreditada, tornou-se uma criança solitária. Sua mãe chegou a ter atitudes violentas para com ela e seu pai precisou afastá-la por um período para que a relação entre as duas melhorasse.
Toda a vida dessa grande médium foi dedicada a demonstrar aos encarnados a existência do mundo espiritual e, por consequência, a imortalidade do Espírito, mesmo quando ainda não tinha conhecimento do Espiritismo com o qual tomou contato já na mocidade depois de casada.
Quando jovem, D’Espérance narra em seu livro “Shadow Land”[1], algo semelhante ao que aconteceu com Francisco Candido Xavier, sobre uma redação escolar. No período em que esteve em uma escola interna, D’Esperance deixou de ver os Espíritos e agora com boa saúde, dedicou-se a estudar, contudo, como ela mesma diz em sua autobiografia, era péssima em todas as matérias. Chegando o período em que os estudos terminariam era preciso apresentar uma redação, cujo tema sorteado para D’Esperance era: “O que é a natureza”.
Ela não conseguia sair da primeira linha; em prantos, faz uma prece a Deus para auxiliá-la, acabando por adormecer. Quando na manhã seguinte acorda, eis que vê os papeis e os lápis que havia deixado na mesinha ao lado de sua cama espalhados, pega-os e lá esta a redação pronta e com sua letra.
Ao julgar as composições, a sua foi lida à parte pelo Reitor, não fazendo parte do concurso de redações, pois o Reitor e a professora julgaram que era de alta qualidade e as circunstâncias nas quais fora obtida (através de uma prece), não seria justo para com as outras alunas, porém, não podia deixar de considerá-la muito bela, pelo que ia tomar a liberdade de lê-la em voz alta. Desse modo, D’Espérance obteve a sua aprovação final.
Mme. Elizabeth D’Espérance casou-se e tornou-se a senhora Reed, em 1874, passando a morar em Newcastle-on-Tyne.
É nessa fase da vida, aos dezenove anos, que ela volta a ver Espíritos o que a faz entrar em contato com a Doutrina Espírita, através de um casal amigo. Kardec já havia lançado o “O Livro dos Espíritos”, porém naquela parte da Inglaterra ainda se praticavam atividades com as mesas girantes.
Um acontecimento fez com que D’Esperance acreditasse que, de fato, algo acontecia através daquelas mesas, que não um simples passatempo como muitos acreditavam. Conta ela em seu livro que certa feita sua mãe encontrava-se muito doente, e precisava entrar em contato urgente com seu marido em viagem de negócios, porém sem saber a sua exata localização. D’Esperance consulta a mesa, que ‘responde’ corretamente o local e o nome do navio em que o seu pai se encontrava. Assim pôde comunicar-se com ele e trazê-lo de volta para casa.
São inúmeros os fatos narrados pela médium que a partir de então, foi desenvolvendo seus talentos mediúnicos sempre a serviço do próximo e da ciência.
D’Esperance foi uma poderosa médium de efeitos físicos; psicografia; clarividência, telefotografia; materialização.
Com o falecimento de seus pais, D’Espérance sofreu um abalo em sua saúde física, adoecendo gravemente acabou por mudar-se para o Sul da França a fim de restabelecer-se. Ao melhorar, abraça definitivamente o Espiritismo e decide dedicar sua vida a trabalhar pela causa.
Vai para a Alemanha e fica hospedada na casa de um professor de nome Friese, onde conhece o professor Friedrich Zöllner, espírita. Acontecem sessões memoráveis na casa de Friese, que também se torna espírita, e é obrigado a renunciar à sua cátedra na Universidade de Breslau.
Tempos difíceis para os que professam a Doutrina Espírita: perseguições; achincalhes; e não foi diferente com D’Esperance, que se viu obrigada a submeter-se a diversas experiências para com os cientistas e descrentes da época.
De volta a Londres ela retoma o seu grupo de estudo e trabalho, começa então um período de maravilhosas materializações que abalariam as estruturas do materialismo.
Alexandre Aksakof, Pesquisador e professor da Academia de Leipzig(Alemanha), estudou a médium e os fenômenos por ela produzidos por mais de vinte anos. Aksakof testemunhou um evento importante em uma sessão de materialização em que D’Espérance participava, escrevendo posteriormente a obra intitulada “Um Caso de Desmaterialização”.
Vejamos um trecho da obra: “Um caso dos mais extraordinários produziu-se, em dezembro de 1893, numa sessão realizada em Helsingfors (Finlândia) pela sra. d’Espérance, fato que projeta viva luz sobre os misteriosos fenômenos de materialização, e que confirma, pela vista e pelo tato de muitas testemunhas, o que até a presente data não era senão um postulado teórico exigido pela lógica.
Em todos os tempos foi reconhecido pelo Espiritismo que o fenômeno de materialização se produz a expensas do corpo do médium, que fornece os elementos necessários, isto é, que um certo grau de desmaterialização do médium corresponde ao começo inevitável do fenômeno de materialização do Espírito”.
“A mediunidade de Mme. D’Esperance pode ser dividida em quatro etapas:
1ª fase: infanto-juvenil, com a visão de Espíritos que brincavam com ela, uma vez que os via como de carne e osso. Isso perturbava os seus pais, que chegaram a levá-la à presença de um médico, pois a julgavam louca.
2ª fase: pintura e psicografia, especialmente do Espírito Humnur Stafford, que em grande parte foram respostas às indagações elaboradas por T. P. Barkas, abrangendo vários aspectos da ciência, em inglês, alemão e latim.
3ª fase: materializações de Espíritos e flores.
4ª fase: médium de fotografias espíritas (fotografias de Espíritos, iniciando a partir de 1896)”
Fonte: Lampadário Espírita
Elizabeth D’Espérance também se dedicou a divulgar a Doutrina na tentativa de arrebanhar as criaturas para um melhor entendimento da vida. Assim é que, certa feita, no ano de 1883, escreve a Gabriel Delanne, embora não se conhecessem pessoalmente, para que fosse visitá-la, pois tinha algo serio a falar com ele. Ele aquiesceu ao pedido um pouco desconfiado, pois pensava ser mais uma daquelas pessoas que dizia conhecer o Espiritismo e não passavam de simples curiosos. Porém, Delanne se surpreende ao encontrar-se com a médium que lhe diz desejar fundar um jornal para divulgar o Espiritismo e lhe entrega cinco mil francos (quantia vultosa à época), para as primeiras despesas. Nasce assim a Revista “O Espiritismo”, graças à generosidade de Mme D’Esperance.
Mme. D’Espérance publicou muitos artigos na imprensa espiritualista. Alem disso publicou sua auto-briografia “Shadow Land“, e três anos depois, publicou “Northern Lights“.
Em 1893, aos 44 anos de idade, adoece gravemente, após uma sessão em Helsingfors, na Finlândia, porque um pesquisador assistindo à sessão de materialização suspeitou de que tudo aquilo fosse uma fraude e de súbito agarrou o Espírito que se materializara. Isso, porém, teve um resultado desastroso, pois a repentina desmaterialização do Espírito repercutiu no corpo físico da médium que teve uma hemorragia pulmonar, adoecendo por dois anos.
Em um tempo em que na Europa médiuns viam esse dom como uma atividade lucrativa, D’Esperance nunca cobrou nada, foi fiel ao projeto de Jesus.
Elizabeth D’Esperance falece a 20 de Julho de 1918, na Alemanha deixando um rastro de luz na Terra ao cumprir sua missão de servir de intermediaria entre os dois planos da vida levando a muitos pesquisadores a comprovação da imortalidade.
Encerramos essa pequena biografia dessa grandiosa mulher com trechos da mensagem aos Espíritas, contido na sua autobiografia “No País das Sombras”, capítulo XXVIII – “Os Investigadores que conheci” (5ª ed. 1987, p. 311):
“A vós todos, porém, que estais fatigados da vida, de seus cuidados incessantes, de seus amargores e sofrimentos; a vós, cuja alma aspira à certeza, que vistes partir seres amados, deixando-vos no coração a dor e o desespero, que tendes o desejo sincero de obter provas da sobrevivência; é a vós que me dirijo. Purificai o vosso espírito de todo preconceito, o vosso cérebro de todo veneno, o vosso corpo das impurezas causadas pelas enfermidades, filhas dos vossos apetites, e buscai confiantes a verdade, porque achareis o que procurais. (…) A minha tarefa está agora terminada. Os que me seguirem poderão sofrer como eu sofri, por causa da ignorância das leis divinas. Como o mundo hoje é mais sábio do que no meu tempo, os que empreenderem a obra talvez não tenham, como eu, de lutar contra a superstição e os juízos severos dos fariseus.(…) Agora que afinal encontrei o que buscava durante tão longos anos, anos de estudos ingratos, misto de raios de sol e tempestades, de prazeres e sofrimentos, posso bradar bem alto e com alegria a todos os que quiserem escutar-me: “Encontrei a Verdade! Ela será também a vossa grande recompensa, se a buscardes com perseverança, humildade e seriedade.”
Redatora : Neide Fonseca
Bibliografia consultada:
Elisabeth D’Esperance – No País das Sombras – Rio de Janeiro – FEB – 5.ª edição, 1987
Revista de Espiritismo no. 40, julho/setembro 1998
Alexandre Aksakoff – Um caso de desmaterialização – Rio de Janeiro – FEB
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[1] Shadow Land, editado pela FEB – Federação Espírita Brasileira com o título “Região das Sombras”, 5.ª edição, 1987.