Início Quem Somos

Quem Somos

Um Centro de Estudos Filosóficos Espíritas formado por um corpo docente e pesquisadores do espiritismo, no Brasil e no exterior, interessados na proposta humanista e solidária contida na codificação espírita assim como na pessoa e ensinamentos dos grandes missionários do Bem, com ênfase em Jesus de Nazaré. Para tanto, o ideal espírita se transforma em ação, através de pesquisas e estudos aprofundados realizados em Módulos de Estudo e Pesquisa, dentre outras iniciativas.

Mario Ludovico Bettini

Bacharel em Ciências Contábeis, é expositor, articulista e membro integrante  do  CEFE-Centro de Estudos Filosóficos Espíritas, estudioso, pesquisador e expositor no Grupo de Estudos e Pesquisa  VER-Visão Espírita da Religiosidade. Voluntário na FEESP.

Sonia Theodoro da Silva

Bacharel em Filosofia, pós-graduada em Adm. de Empresas; proficiência em Inglês
(Universidade de Cambridge, Inglaterra); tradutora, verteu para o idioma inglês parte da obra
do prof. José Herculano Pires, dentre os quais Concepção Existencial de Deus (Conception of
God, Paidéia/SAB, New York, USA, 2007) e O Espírito e o Tempo (Spirit through Time,
Paidéia/SAB). Tradutora para a versão legendada de O Filme dos Espíritos/Mundo Maior
Filmes-Fundação Espírita André Luiz.
Premiada com Melhor Texto Religioso pelo Jornal do Brasil, RJ; viajou pelo Oriente Médio onde
realizou estudos e pesquisas sobre religiões monoteístas em escolas religiosas e laicas abertas
em Israel e Itália.
Autora do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas; idealizadora e fundadora em parceria do CEFE-
Centro de Estudos Filosóficos Espíritas; responsável pelo programa Filosofando da TV Mundo
Maior. Escritora e divulgadora espírita.
Expositora no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, é membro do Conselho Deliberativo
desta instituição, bem como da Fundação Espírita André Luiz.

CAFÉ FILOSÓFICO – ESPÍRITA CEFE

Como parte do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas, o Café Filosófico-Espírita criado pelo CEFE há mais de 5 anos convida educadores e divulgadores espíritas para a reflexão de diversos temas pertinentes à Filosofia Espírita.

Cosme Massi
Doutor e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Graduado em Física pela UFRJ. Professor universitário. Idealizador e participante do IPEAK e do GEAK, Instituto e Grupo de Estudos sobre Allan Kardec. Autor do livro “A Estrutura didática do Livro dos Espíritos”.

Eliana Franco
Psicóloga e pedagoga, trabalha em projetos de Pedagogia em ONGs educacionais. Criadora e dirigente do Grupo de Estudos em Paulo de Tarso e suas Epístolas na FEESP.

Francisco Aranda Gabilan
Advogado, presidente do CD da AJE-SP, escritor, expositor e divulgador espírita.

Irvênia di Santis Prada
Médica veterinária pela Universidade de São Paulo. Profa. Titular em Anatomia Animal com enfoque em Neuroanatomia. Docente aposentada de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, onde recebeu o título de profa. Emérita. É autora dos livros: – “A Alma dos Animais” (enfoque acadêmico) – “A Questão Espiritual dos Animais” (enfoque espírita). É autora dos capítulos em livros: 1. “Os Animais são Seres Sencientes” (no livro “O Uso Prejudicial de Animais no Ensino Superior”); 2. “A Neurociência a Favor do Anencéfalo” (no livro “A Vida do Anencéfalo”, editado pela AME – Brasil); 3. “Considerações filosóficas sobre o uso que fazemos dos animais. Temos o direito de dispor deles?” (no livro “Direitos dos animais em Debate: faces da intolerância”)

Julio Peres
Psicólogo clínico e doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Center for Spirituality and the Mind, University of Pennsylvania. Autor do primeiro estudo Latino Americano que investigou cientificamente os efeitos neurobiológicos da psicoterapia através da neuroimagem funcional. Possui artigos científicos publicados sobre psicoterapia, resiliência, espiritualidade e superação. Suas pesquisas receberam prêmios e destaque nacional e internacional.

Luciano Grisolia Minozzo
Engenheiro Elétrico, pós-graduado em Telecomunicações, fundador da ASEESP- Associação dos Engenheiros Espíritas de São Paulo. Pesquisador e divulgador espírita.

Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
Pós-Doutor pela Faculdade de Economia e Empresa da Universidade de Salamanca (Espanha).
Pós-Doutor pela Escola de Política e Administração Pública da Carleton University (Ottawa/Canada). Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Economista pela Universidade Mackenzie. Coordenador do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Professor dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública da UNICAMP.
Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Manufatura da UNICAMP. Pesquisador do Laboratório de Finanças e Contabilidade (LabFic – UNICAMP). Atua na USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo.

Sonia Theodoro da Silva
Bacharel em Filosofia, pesquisadora em História da Filosofia e seus aspectos convergentes e divergentes com a Filosofia Espírita; autora do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas; idealizadora e fundadora em parcerias do CEFE-Centro de Estudos Filosóficos Espíritas; responsável pelo programa Filosofando da TV Mundo Maior. Escritora e divulgadora espírita.
Articulista para diversos periódicos espíritas no Brasil e na Europa.

Colaboração

Cristiane Aparecida R. Garcia

Salete Martins Herance