Início Filosofia Espírita e Mediunidade

Filosofia Espírita e Mediunidade

Liberdade com o Espiritismo
(veja o artigo completo)

Libertar-se-ia a Ciência com o pensamento espírita se, ao encontrar o agente de tudo, o princípio inteligente do Universo, o Espírito, se abstivesse de tudo atribuir somente aos fenômenos materiais, como princípio e fim de tudo. Verificaria, então, quão rica e grandiosa seria a visão científica, a partir do enriquecimento trazido pela constatação e valorização consciente do horizonte espiritual.” (Fragmento de mensagem do Espírito Gabriel Delanne, por ocasião da sessão de encerramento do IV Congresso Espírita Mundial, em 05.10.2004, Paris-França).

A mediunidade só se tornou autêntica após o advento do Espiritismo; são os próprios estudiosos espíritas desse fenômeno quem no-lo afirma. Na atualidade, as universidades brasileiras e internacionais estudam o fenômeno mediúnico com o mesmo (ou maior) interesse com que estudaram o fenômeno anímico no passado (v. “Ciência Espírita” de JHPires, e “Experiências Psíquicas por Trás da Cortina de Ferro”, de L.Schroeder e S. Ostrander, além de outros).

O que mais nos comove é que Allan Kardec a tudo previa, numa época em que o positivismo e o dogmatismo imperavam, ele soube destacar-se do senso comum e buscar, com o espírito do pesquisador consciente, a Verdade por trás das Cortinas do mediunismo e do preconceito, e trazer para a humanidade a maior obra de todos os tempos: o Livro dos Espíritos, a Filosofia dos Espíritos.

UM BOM LIVRO ESPÍRITA JAMAIS SE DESATUALIZA, DESDE QUE SEJA DE AUTORIA SÉRIA E COMPROMETIDA COM OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS.

ALLAN KARDEC AFIRMA QUE A CIÊNCIA ESPÍRITA SE ATUALIZARIA COM AS NOVAS DESCOBERTAS – PORÉM, O QUE BALIZA ESSA AFIRMAÇÃO SÃO OS SEUS PRINCÍPIOS DE RAZÃO CONTIDOS EM O LIVRO DOS ESPÍRITOS; A CIÊNCIA HUMANA NUNCA “CONFIRMARÁ” A CIÊNCIA ESPÍRITA; ESTA É QUE NORTEARÁ OS CORRETOS CAMINHOS PARA A PRIMEIRA, QUE FATALMENTE VIRÁ AO ENCONTRO DA SEGUNDA.

 …………………………………

Algumas imagens colhidas na Internet  com o fim de ilustração para os slides desde  curso são de autoria desconhecida: caso os autores visualizem-nas neste Portal, favor informar-nos  para a devida citação dos créditos ou retirada  das imagens. 

Introdução: Vídeo: MEDIUNIDADE

1ª: Introdução – Filosofia Espírita e Mediunidade
2ª: O Médium e o cuidado de Si
3ª: O Livro dos Médiuns
4ª: Mediunidade Espírita – Práticas Mediúnicas não espíritas
5ª: Origens do Mediunismo
6ª: Perseverança e Seriedade; Horizontes Agrícola e Civilizado
7ª: A Importância do Conhecimento Espírita; Horizonte Profético
8ª: Horizonte Espiritual – a libertação da Mediunidade pelo Espiritismo
9ª: Pesquisa Científica da Mediunidade
10ª: O Ato Mediúnico e a Responsabilidade do Médium
11ª: Graus de Mediunidade e Critérios de Avaliação: Conhecimento ou senso comum?
12ª: O Perispírito
13ª: A Obsessão – Parte I
14ª: A Obsessão – Parte II
15ª: Eclosão das Faculdade Mediúnicas
16ª : Animismo e Mediunidade – Parte I
17ª: Animismo e Mediunidade – Parte II
18ª: Os Médiuns – Parte I
19ª: Os Médiuns – Parte II
20ª: O Exercício da Mediunidade Espírita