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Fenômeno de materializações: Gustave Geley

Neide Fonseca

Tema dos mais apaixonantes a materialização, fenômeno mediúnico pertencente à ordem das manifestações de efeitos físicos, tem sido objeto de estudos ate os dias atuais. Allan Kardec o insigne codificador da Doutrina dos Espíritos tratou esse tema com a expressão “aparições tangíveis”.

 


 

Tanto ‘O Livro dos Médiuns’ quanto a Revista Espírita dos meses  fevereiro e abril de 1860; março, junho e outubro de 1858,  define e traz casos de aparições. No livro “A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec trata sobre ‘O Fluido Cósmico Universal’, responsável pelo fenômeno das aparições, materializações, devido ao processo da ectoplasmia. Muitos precursores do Espiritismo realizaram experimentos de ectoplasmia, um dos mais importantes foi o dr. Gustavo Geley.

“Gustave Geley foi dos principais filósofos e cientistas de tendência claramente espírita do século 20, sendo doutor em medicina por Lyon, desde jovem se viu atraído pelo inquietante problema da sobrevivência e da evolução humana”. (Paulo Alves de Godoy e Antonio de Souza Lucena – Personagens do Espiritismo)

Nascido em Nancy na França, no ano de 1868, foi psiquiatra, pesquisador e referência obrigatória no estudo e pesquisa da ectoplasmia e seus fenomenos, entre eles as materializações. Formado em psiquiatria pela Faculdade de Lyon, em 1919 deixa de clinicar e passa a se dedicar às pesquisas metapsíquicas.

Foi o primeiro presidente do Instituto de Metapsíquica Internacional (I.M.I), onde grandes materializações foram catalogadas, algumas ainda hoje expostas no I.M.I em Paris. Geley elegeu o polones Franck Kluski, medium de materializações, como seu preferido para realização dos experimentos.

No ano de 1920 fundou o “Bulletin de IMI“, que tempos depois se tornaria a Revue Metapsychiquee, onde divulgou grande parte das suas pesquisas e experimentos acerca da ideoplastia, clarividência, telepatia, etc. Tempos depois, em 1922 e 1923 trabalhou com o médium Jean Guzik e desse trabalho resultou o documento intitulado: Manifesto dos 34.

Geley ainda é pouco conhecido no Brasil, apenas duas de suas obras foram traduzidas: O Ser Subconsciente e Resumo da Doutrina Espírita.

Gustave Geley é considerado um dos mais notáveis pesquisadores no campo das materializações. É uma referência obrigatória no estudo do ectoplasma e seus fenômenos.

Gustave Geley afirmava ser reencarnacionista por três razões:

  1. A Doutrina Espirita é totalmente satisfatória do ponto de vista moral;
  2. A Doutrina Espírita é absolutamente racional do ponto de vista filosófico;
  3. A Doutrina Espírita é aceitável do ponto de vista científico, provavelmente verdadeira.

Geley desencarnou em 14 de julho de 1924, aos 56 anos de idade, em um acidente aereo, indo de Varsovia para Paris. Seu corpo ao ser retirado dos destroços segurava os fragmentos dos moldes em parafina dos experimentos que fizera em Varsovia em várias sessões com o medium Franck Kluski.

Segundo seus biógrafos, Geley foi “cientista moralizado; moralizador dono de grande ciência. Foi filósofo e foi caritativo, porque soube compreender a sede de saber que ardia dentro de cada um. E, principalmente, foi trabalhador consciencioso porque se deu ao mundo científico de então, visando ao mundo moralizado do futuro”.

Obras comentadas de Geley (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Geley)

  • 1897 – “Essai de revue generale et l’interpretation syntehetique du Spiritisme” – originalmente um resumo da doutrina espírita, que organizou para o seu próprio uso, em vista da sua excelência, alguns amigos convenceram-no a publicá-lo sob a forma de um ensaio.
  • 1899 – “L’Etre subconscient” (O Ser Subconsciente) – aborda o perispírito, que descreve como composto por uma substância “homogênea, inacessível aos sentidos normais, imponderável, capaz de atravessar obstáculos materiais, suscetível de ser projetada parcialmente, bem longe da pessoa”, mas que, por outro lado” é visível aos sensitivos em estado de hipnose”. “O ser subconsciente exteriorizável – afirma – é o produto sintético duma série de consciências sucessivas que se fundem nele e que pouco a pouco o constituem”.
  • 1912 – Monismo Idealista e Palingenesia
  • 1918 – “La Physiologie dite paranormale et les phénomènes d’idéoplastie” (A Chamada Fisiologia Supranormal e os Fenômenos de Ideoplastia)
  • 1919 – “De l’Inconscient au Conscient” (Do Inconsciente ao Consciente) – desenvolve com profundidade o problema da evolução, analisando, através de um estudo crítico, as teorias clássicas da evolução através dos pensamentos de Darwin, de Lamarck e de Bergson.
  • 1924 – “L’Ectoplasmie et la clairvoyance” (A ectoplasmia e a clarividência)[- apresenta fatos sobre esses fenómenos. Nesta última obra Geley anuncia um volume complementar intitulado “Gênese e Significado dos Fenômenos Metapsíquicos”, que não chegou a ser publicado em virtude do acidente aéreo em que faleceu.

Fonte Bibliográfica

O Livro dos Médiuns – Allan Kardec

Revista Espírita: fevereiro e abril de 1860; março, junho e outubro de 1858.

Revista Internacional de Espiritismo: julho de 1961

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Gustave%20Geley/Gustave%20Geley.htm

http://www.espiritnet.com.br/Biografias/biogust.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Geley