Nasceu em Riacho do Sangue no Ceará em 29 de agosto de 1831 e desencarnou no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1900. Foi médico, militar, escritor, jornalista, político e grande divulgador da Doutrina Espírita, conhecido como “Médico dos pobres” (VIDE FILME biográfico neste Portal Centro de Estudos Filosóficos Espíritas).
Durante a campanha abolicionista publicou em 1869 o ensaio “A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano a Nação” onde defende a liberdade aos escravos e a inserção e adaptação dos mesmos na sociedade por meio da educação.
Como político, foi eleito vereador da Câmara Municipal do Município Neutro em 1861 e reeleito no período de 1864 a 1868. Retornou à política como vereador no período de 1873 a 1885 ocupando várias vezes a função de presidente interino da Câmara Municipal. Foi eleito deputado geral pela Província do Rio de Janeiro no período de 1877 a 1885, ano em que encerrou sua carreira na política. Sua atuação como deputado buscou, através de projeto de lei, regulamentar o trabalho doméstico visando conceder o aviso prévio de 30 dias, denunciou os perigos da poluição promovendo providências para combatê-la.
Conheceu a Doutrina Espírita quando do lançamento da tradução em língua portuguesa de O Livro dos Espíritos em 1875. Com o lançamento do periódico Reformador por Augusto Elias da Silva, em 1883, passou a colaborar com a redação de artigos doutrinários.
Na década de 80 o movimento espírita no país estava marcado pela dispersão de adeptos e das entidades em que se reuniam, sendo Bezerra de Menezes considerado o único capaz de superar as divisões, vindo a ser eleito, em 1889, presidente da Federação Espírita Brasileira. Nesse período iniciou o estudo metódico de “O Livro dos Espíritos” nas reuniões publicas. Exerceu ainda a tarefa de orientador de Espíritos obsessores.
Como um grande ato de defesa de culto, oficiou ao então presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, a defesa dos direitos de liberdade dos espíritas contra certos artigos do Código Penal Brasileiro de 1890.
Na obra “Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho”, psicografado por Chico Xavier, o Espírito Humberto de Campos afirma que o Espírito Bezerra de Menezes recebe a incumbência de:
“Descerás às lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo-as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Arregimentarás todos os elementos dispersos com as dedicações do teu Espírito, a fim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração.” (trecho do livro citado)
Pela atuação destacada no movimento espírita foi considerado um modelo para muitos adeptos da doutrina. Destacam-lhe a índole caridosa, a perseverança e a disposição amorosa para superar os desafios; pela sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita , foi considerado o “Kardec Brasileiro”.
Bezerra de Menezes, bem como o movimento espírita brasileiro da época foram por diversas ocasiões representados por Léon Denis nos Congressos Espíritas realizados em solo francês. O grande druida, como era conhecido o consolidador do Espiritismo na França, lamentou profundamente o desencarne de Bezerra: “perde-se um grande trabalhador do Espiritismo no Brasil”.
…………………………………
Alguns artigos e obras publicadas
Diagnóstico de Cancro ( 1856)
Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento (1857)
Breves considerações sobre as secas do Norte (1877)
…………………………………
Obras de caráter espírita
Publicação da tradução de Obras Póstumas de Allan Kardec (1892)
A Casa Assombrada (1902), romance publicado no Reformador
Espiritismo (Estudos Filosóficos), artigos publicados em O Paiz no período de 1877 a 1894
Os Carneiros de Panúrgio (1983), romance publicado no Reformador
A Loucura sob novo prisma (1920), estudo etiológico sobre as perturbações mentais
Casamento e mortalha (romance incompleto)
Evangelho do Futuro
Lázaro, o Leproso
Os Mortos que vivem
Pérola Negra
Segredos da Natureza
Viagem através dos Séculos
…………………………………
Obras e mensagens mediúnicas
Compromissos Iluminativos, 1991 (médium Divaldo Franco)
Apelos Cristãos, 1986 (médium Chico Xavier)
Entre Irmãos de Outras Terras e Seareiros de Volta , décadas de 1960/70 (médium Waldo Vieira)
Nas Telas do Infinito, 1995; Dramas da Obsessão, 1964; Recordações Mediúnicas, 1968 (médium Yvonne do Amaral Pereira).
…………………………………
Fontes de Pesquisa e Transcrições
Grandes Espíritas do Brasil – Zeus Wantuil – FEB – 1990- Rio de Janeiro;
Bezerra de Menezes: o médico dos pobres – Francisco Acquarone – Editora Aliança – 1979 – São Paulo
Bezerra de Menezes: subsídios para a História do Espiritismo no Brasil até o ano de 1895 – Silvino Canuto Abreu – FEESP
Legado de Bezerra de Menezes – Aziz Cury – Elevação – 2008 – São Paulo
Vida e Obra de Bezerra de Menezes – Sylvio Brito Soares – FEB – 1963 – Rio de Janeiro
FOTO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes
…………………………………
Pesquisa e colaboração: Lilian Regina Lacarte
Revisão: Sonia Theodoro da Silva