Nasceu na cidade de Valença, Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1900 e desencarnou em 09 de março de 1984 também na cidade do Rio de Janeiro.
Foi médium psicógrafa e receitista (homeopatia), assistida por Espíritos de grande elevação espiritual, como Bezerra de Menezes, Charles (pseudônimo), Roberto de Canalejas, Bittencourt Sampaio, Léon Tolstoi, dentre outros. Praticou a mediunidade como passista e possuía mediunidade de efeitos físicos, chegando a realizar algumas sessões de materialização. Trabalhava com a mediunidade sem vínculos com instituições, pois, segundo ela, não se submetia aos seus entraves burocráticos , seguia sempre a “igreja do Alto”, expressão cunhada pela médium, e com ela exercia a caridade a qualquer hora e qualquer dia em que fosse procurada. Devemos notar, contudo, que Yvonne Pereira era estudiosa e pesquisadora do Espiritismo, além de seguir criteriosamente as instruções dos Espíritos Superiores contidas na Codificação. Yvonne foi cuidadosa com seu trabalho mediúnico; seu primeiro livro psicográfico “Memórias de um Suicida” permaneceu perto de 20 anos engavetado antes que ela o publicasse; seus cuidados extremos com a obra dos Espíritos e a vigilância com a própria mediunidade lhe concederam a notoriedade característica dos médiuns éticos e absolutamente ciosos da obra espírita.
Começou sua obra mediúnica em 1926, embora só decidisse publicá-las na década de 50 por insistência dos mentores espirituais.
Seus principais livros são:
– Memórias de um Suicida (Espírito Camilo Castelo Branco)
– Amor e Ódio ( Espírito Charles)
– A Tragédia de Santa Maria (Espírito Bezerra de Menezes)
– Ressurreição e Vida (Espírito Léon Tolstoi)
– Dramas da Obsessão (Espírito Bezerra de Menezes)
– Devassando o Invisível (a autora desenvolve uma dezena de estudos sobre temas doutrinários com base em suas experiências mediúnicas)
– Nas Voragens do pecado (Espírito Charles)
– Sublimação (Espírito Léon Tolstoi e Charles)
– Nas Telas do Infinito (Espírito Bezerra de Menezes e Camilo Castelo Branco)
– Um Caso de Reencarnação – Eu e Roberto de Canallejas
– Pelos Caminhos da Mediunidade Serena ( coletânea de entrevistas de uma das mais notáveis médiuns onde ela aborda temas como sofrimento, vida no mundo espiritual, suicídio, divórcio,mediunidade e obsessão)
“Como escritora, publicou muitos artigos em jornais populares, produção atualmente desconhecida, que carece de um trabalho amplo de recuperação. São ainda da autora:
- A Família Espírita
- À Luz do Consolador (Rio de Janeiro: FEB, 1997. ) – coletânea de artigos da médium na revista Reformador originalmente entre as décdas de 1960 e 1980.
- Cânticos do Coração (Rio de Janeiro: Ed. CELD. 1994. 2 v. 246 p.) – coletânea de artigos publicados no jornal Obreiros do Bem.
- Contos Amigos
- Devassando o Invisível (Rio de Janeiro: FEB, 1963. 232p.) – a autora desenvolve uma dezena de estudos sobre temas doutrinários, com base em suas experiências mediúnicas.
- Evangelho aos Simples
- O Livro de Eneida
- Pontos Doutrinários – reúne crônicas publicadas na revista Reformador.
- Recordações da Mediunidade (Rio de Janeiro: FEB, 1968. 212p.) – a autora discorre sobre reminiscências de vidas passadas, arquivos da alma, materializações, premonição e obsessão.
- A Lei de Deus”
Fonte: Jornal Macaé Espírita nºs 289 e 290 – Janeiro e Fevereiro de 2000; Biografia compilada por Rocky Antonio Valencia Oyola
Fontes: FOTO DA MÉDIUM e transcrição das obras citadas acima:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yvonne_do_Amaral_Pereira
Pesquisa e colaboração: Lilian Regina Lacarte e Sonia Theodoro da Silva
Revisão: Sonia Theodoro da Silva
Veja também:
https://www.filosofiaespirita.org/site/?p=2177